------------------------------------------------------------------------------
RECEPÇÃO CRITICA
O opúsculo que recentemente mandei editar sobre a nossa terra e região está a ter uma óptima aceitação junto da nossa gente e em particular da Imprensa Regional que lhe tem feito a melhor recepção crítica. Assim e pelo seu interesse pontual se transcreve de O Povo de Basto, de 16 de Janeiro (19 84) pp, o seguinte comentário:
" Com uma penhorante dedicatória, foi-nos oferecido pelo seu autor o opúsculo "A Região de Basto e as Ferrarias entre Tâmega e Douro", do nosso prezado Amigo e colaborador Sr. José Augusto da Costa Pereira.
Trata-se de uma bem elaborada monografia, constituída por doiis capítulos, descrevendo o Iº a "Situação geográfica e os aspectos histórico-paisagísticos" da Região de Basto, e estudando no IIº "As Ferrarias, localização, história, folclore, usos e costumes".
Conhecedor minucioso da Região, Costa Pereira desenvolve os temas de ambos os capítulos num estilo limpo e fluente e baseado em assinalável esforço de investigação.
Publicado inicialmente na revista "Tellus", Vila Real, este apreciável trabalho é agora enriquecido com apropriadas ilustrações e encerra com a letra e música da Marcha de Vilar de Ferreiros, da autoria, respectivamente, de José Lopes/António Senra e de Maria Vitória de Campos.
Dinamizador esforçado da vida cultural na sua freguesia de origem, Costa Pereira, merece o louvor de todos quantos se interessam pela elevação do nível mental e material do nosso povo".
------------------------
Também o conceituado quinzenário regional O Ribbeirapenense, de Ribeira de Pena, de 30 de Janeiro pp, fazia a seguinte apreciação:
" O SR. José Augusto da Costa Pereira acaba de publicar um curioso trabalho sobre "Os limites desta extensa área florestal e agrícola, onde estão localizadas as antigas "Ferrarias entre Tâmega e Douro" que até ao momento ainda ninguém interpretou com segurança o sentido desse topónimo desconhecido actualmente na Região de Basto".
Trabalho que se lê de um fôlego onde o amor à terra aflora em cada página, aborda problemas genéricos da Região de Basto, debruçando-se nos aspectos históricos e paisagísticos, onde como sabemos a riqueza é imensa.
Aconselhamos a sua leitura e julgamos que o belo livrinho se encontra à venda no Santuário de Nossa Senhora da Graça - Mondim de Basto.
É ilustrado com várias fotografias e trás a marcha de Vilar de Ferreiros em melodia para acordeão ou violino.
Agradecemos o exemplar recebido e as palavras que não merecemos, e indicamos aos interessados a direcção do autor: José Augusto da Costa Pereira - Rua Luís de Freitas Branco, 16-6º Fte, 1600 Lisboa" ---- Já foi daqui corrido...
Aos dois conceituados porta-voz dos ânseios da boa e humilde gente de Basto, bem como para todos aqueles que se têm dirigido ao autor com o seu apoio moral, um mui sincero obrigado.
CP
--------------------
Continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...