**************************************
< Editorial
No dia 31 de Outubro do ano corrente a nossa Associação completou mais um aniversário - o segundo - como instituição oficializada.
A recordar a efeméride, recebemos de várias entidades oficiais e particulares, algumas palavras de estímulo que penhoradamente agradecemos.
Também para além de palavras cabe salientar o apoio económico e social dispensado pela nossa Edilidade e que se traduziu na dádiva de 50.000$00; sem dúvida uma oferta relevante que na pessoa do Sr. Nuno Ferreira de Noronha aqui fica bem destacado o nosso reconhecimento à Câmara Municipal por ele presidida.
No campo das actividades culturais e recreativas apraz-nos registar as exibições do Rancho e Grupo de Zés P'reiras em Verin (Espanha), bem como as deslocações a Mondim, Vila Real, Régua, Ribeira de Pena, Cabeceiras, Campos e Travassos.
Para muitos o que se fez terá sido pouco, para outros talvez nada, mas para nós foi o que humanamente se pode fazer neste ano de 1981.
Vai surgir novo ano, com ele eleições dos Corpos Gerentes para o triénio 81-83, que irá requerer dos eleitos trabalho e dedicação desinteressada pela causa do GFRV.
Que tudo decorra a contento dos nossos associados são os votos que formulamos no limiar de 1982, confiantes também no adágio do " Hora a hora Deus melhora".
O Director.
============================
Esperanto
A conceituada Revista Portuguesa de Esperanto, da qual é Directoor o ilustre freixieirense - porque não é natural de Celorico da Beira..., mas de Basto - Dr. Eduardo Marinho Alves de Moura, agradecendo as humildes referências que esta Folha Informativa fez, no seu último número, do genial invento que imortalizou ZAMENHOF, retribuiu-nos com idêntico gesto acrescido de elogiosas palavras e incentivos ao prosseguimento do nosso trabalho. Bem haja.
Não queremos entretanto deixar de fazer aqui a transcrição completa do texto em questão e recordar mais uma vez aos leitores desta Folha para que de facto tentem estudar Esperanto ou pelo menos ajudem à sua divulgação.
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...