*****************************
Vindimas
Introduzida na Península Ibérica pelos romanos, a videira é um arbusto sarmentoso da família das vitáceas, de folha caduca, que se dá bem nos climas quentes e um tanto secos.
No território que é hoje Portugal já se conhecia a videira há uns 4 ou 5 séculos antes de Cristo; sabendo-se também que um dos princípais elementos da vida das tribos Luso-Galáicas era a cultura da videira e fabrico caseiro do vinho, o que neste sentido muito deve tter contribuido a influência árabe na Península com pricessos anteriormente desconhecidos de cultivar a videira e de aproveitar, depois de fomentado, o sumo da uva.
Derivado à existência de muitas variedades de videira, de solos de composição diferentes, de climas diversos e de processos de cultura variáveis, fabricam-se em Portugal vinhos de aspecto, sabor e qualidade muito diferentes.
Na zona de Basto, região demarcada de "Vinho Verde", predominam entre outars espécies de videiras as que produzem a uva borraçal, bugalhal, tinta pinheira e a tinta francesa, onde paralelamente ainda se aproveitam, apenas para consumo caseiro, as uvas da videira americana cujo vinho não pode ser comercializado, embora seja muito apreciado.
Na freguesia de Vilar de Ferreiros a cultura da videira e o fabrico do vinho são de tradição remota. Já no século XIII os habitantes das Ferrarias de Entre Tâmega e Douro tinham que dar ao rei ou a quem o representava " unum quartarium de vino" anualmente.
Mas para melhor falar desta curiosa actividade económica que na nossa freguesia e na região de Basto tanta importância tem, vamos ouvir o Sr. J.F. Borges Lopes : - Para se fazer a selecção de certas castas de uva é necessário enxertar as videiras quer seja no "produtor directo", videira brava, quer noutra videira qualquer. É já com esta operação realizada que se consegue a uva que produz o chamado vinho nacional, caso isto não se fizesse, em vez de deste vinho que é altamente comercializado, tínhamos por regra o tradicional "vinho americano" cuja comercialização está proibida..
Possuídas as vitáceas que na nossa terra são dispostas em bardos, ramadas ou dispersas pelos canchos e empoleiradas nas árvores mais fortes que lhe servem de tutor , a videira é podada entre Novembro e Fevereiro; para se começar depois, na Primavera, a tratar as folhas e o fruto com produtos químicos até à limpa que se dá por fins de Junho ou meados de Julho.
Amadurecida a uva, que é um fruto de Verão, inicia-se a sua colheita em fins de Setembro, onde para tal se reune o maior número possível de pessoas a quem são atribuídas entre outras actividades a de vindimador, lagareiro e pisadoor, e que desde essa data até fins de Outubro não têm mãos a medir.
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...