Durante cerca de 12 anos, de 6/ 80 a 4/92 o Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho dispôs de uma FOLHA INFORMATIVA que embora modesta serviu no essencial como porta-voz de uma colectividade que ajudamos a oficializar e, como tal, foi a primeira associação cultural e recreativa criada na freguesia de Vilar de Ferreiros, concelho de Mondim de Basto.
Ao pensar na sua oficialização o objectivo era ver sob sua alçada uma série de actividades de carácter cultural e recreativo que inclui-se além do folclore outras secções como teatro, educação musical, jogos tradicionais e desporto, como nos estatutos que para o efeito alinhavei, ficou expresso. Mas entretanto o espírito individualista, que sempre caracterizou os portugueses, também aqui se sobrepôs aos objectivos estatutários do GFRV e como resultado surgiram novas associações que por sua vez se candidataram às diversas outras actividades culturais e recreativas.
A sede social que tinha sido construída a pensar no servir a comunidade em geral, com esta diversidade de grupos - Zés P'reiras, Grupo Coral e Vilarinho Futebol Clube -, vê-mo-la agora confrontada com a forma de harmoniosamente ser gerida a contento de todos os utilizadores, e uma vez assim, o melhor foi confiar a sua posse e administração a quem com conta e medida também melhor soubesse gerir os seus destinos e objectivos. Foi o que se fez, e está muito bem entregue, à paróquia. E quem com isso beneficiou foi Vilarinho!
Costa Pereira
---------------------------
Aqui um agradecimento ao José Francisco Borges Lopes e
ao Hugo Lopes, seu filho, que se dignaram fotocopiar as
folhas com que ilustrei este trabalho para divulgar na Internet, entre 25 de
Fevereiro de 2008 e 25 de Dezembro de 2009
Obrigados.
CP
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...