---------------------------------------------------------
Quedei-me em terras de Leiria, ou mais propriamente dito na Praia do Pedrógão, não a ler A Batalha Sem Fim, que Aquilino Ribeiro consagra àquela região, mas para beneficiar um pouco da sua água e sol; e antes aproveitar para ler a PÁTRIA, de Guerra Junqueiro e aumentar dessa forma o meu portuguesismo. E confesso que valeu a pena, pois fiquei esclarecido quanto às razões porque certos políticos da 1ª Republica não são hoje divulgados à nossa juventude: ensinam a defender e amar a Pátria! Senão vejamos o que nos diz Junqueiro: " Pelejas como as de Valverde só se ganham assim: ajoelhando primeiro. O Nuno Alvares de hoje não usaria cota, nem escudo; mas ao cabo seria idêntico. A mesma chama noutro invôlucro. Não combateria Castelhanos, combateria portugueses. O inimigo mora-nos em casa. Aljubarrota no Terreiro do Paço e os Atoleiros...nos mil atoleiros de infâmias que enodoam as ruas, e obstruem o trânsito. Queriamos um justo inexorável, um santo heróico, com a verdade nos lábios e uma espada na mão. Os quadrilheiros que infestam Lisboa e os sob-quadrilheiros que infestam as provincias, anulá-los num dia, numa hora, sem pena e sem remorso..."
E assim terminei as minhas férias e congeminei estas linhas que vim concluir nesta Lisboa, onde os pássaros não conhecem o seu ninho... (1)
Lumiar(Lisboa), Setembro de 1978,
José Augusto da Costa Pereira"
In Noticias de Chaves, de 13 de Outubro de 1978
----------------------------
(1) Decorridos 11 anos sobre a publicação deste artigo a situação mentem-se . Lisboa continua a ser Portugal e todo o resto paisagem. Com ajuda do pontencial humano e até económico dos provincianos , cresce e alarga por tudo quanto é canto. Não admira por isso que os pássaros sintam dificuldade na orientação....
================================
Novos Corpos Gerentes
Apostados numa revitalização e dinâmica capaz de dar de GFRF uma imagem real do seu potencial humano, os associados e amigos da nossa colectividade escolheram novos corpos gerentes para um próximo mandato. Dessa feita o presidente da nova direcção passa por inerencia do cargo a ocupar o lugar de Director deste Boletim Informativo a partir do presente número, em substituição do anterior. Saudamos os que agora chegam e agradecemos toda a colaboração recebida dos que até ao momento nos deram apoio. bem hajam.
Assembleia Geral
Pres.,Manuel Mário Borges Lopes; Secretário, Manuel Serafim Machado Morais e Manuel Pires da Costa.
Conselho Fiscal
Armindo Morais Silva Mota, Miquelina dos Anjos Morais Silva Mota e Gracinda dos Reis Silva Rego.
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Bodas de Prata duma Prela...
. Os manos
. BTT- Fisgas de Ermelo - S...