Da Imprensa da Região
" Tem sido uma preocupação prioritária da nossa Junta de Freguesia, o rompimento de vias de acesso até aos mais afastados lugarejos da respectiva circunscrição autárquica. Deste labor destacamos para além de melhor ligação entre Vilar e Cainha, o estradão agora aberto e que de Vilarinho se dirige para as bandas das Aradeiras, aproveitando o antigo caminho do Calhau Redondo. É um bom serviço prestado às populações locais que tenham propriedades rurais para aqueles lados. Isto para além do benefício que daí resulta em favor de um futuro turismo orientado no conhecimento integral dos montes ou Monte Farinha (Nossa Senhora da Graça). Bem haja , Sr. Presidente da Junta".
Em Terras de Basto, de 15 de Março de 1989.
==================================
" Depois que o ti Boaventura deixou o cargo de Ermitão, nunca mais ninguem se fez velho no Outeiro. E o pobre do bom homem, de saudosa memória, se quis viver e sustentar a prole não teve outro remédio que de saco às costas percorrer as terras que lá do cimo ia identificando durante o ano para visitar no São Miguel e recolher os frutos do peditório! Os tempos são outros e ainda bem que para melhores no aspecto socioeconomico. Pese o desaparecimento de uma secular tradição, ganhou a modernidade em prejuizo da etnografia. Ainda bem.
O candidato desta vez foi a nosso amigo e conterrâneo Manuel Cipriano Oliveira Brizida que fazemos votos honre o posto e a freguesia mui nobre de São Pedro "das Ferrarias", também. Que não tema as trovoadas nem o isolamento no Monte Farinha, que pelos vistos há muito boa gente no Arciprestado de Mondim que se não importaria de conquistar um lugar assim pertinho do Mosteiro.... Como porem nestas coisas é o abade de Vilar de Ferreiros quem decide com a força do direito, terão que ter pasciência e seguir o exemplo do Salvador Barroso: abandonar as alturas...."
Em O Povo de Basto, de 1 de Março de 1989.
================================
" Obra de vulto é, sem dúvida, o abastecimento de água a Vilar de Ferreiros. A fotografia que publicamos é bem esclarecedora da rudeza dos trabalhos de abertura de rotas , pelas fragas, pelas lajes e caminhos . Mas vale bem o sacrifício, a certeza do precioso contributo, prestado agora. Em breve, vão começar também as obras dos arruamentos. Se considerarmos que está praticamente concluida a Casa da Junta e devidamente recuperada a Residência Paroquial, depressa chegaremos à conclusão que Vilar de Ferreiros vai de vento em popa".
Em Monte Farinha, de Fevereiro de 1989. >
--------------------------------------------------
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...