< EDITORIAL
Embora não se trate de nunhuma data centenária, são dez "outonos" de oficialização e quase trinta de existência que o nosso grupo vai celebrar este ano ao serviço da cultura popular da nossa freguesia, em particular, e dum modo geral da de todo o concelho de Mondim de Basto. Não sabemos até que ponto estão os responsáveis por esta desacarnhada associação dispostos a festejar a efeméride, mas que seria de bom tino honrar o acontecimento com tambores e cavaquinhos ...podem acreditar que sim. Bem atentos ao facto do 31 de Outubro recair este ano à terça-feira tinha de ser azar demasiado não se tentar ao menos nessa altura invocar na capela de Santo António, a memória dos saudosos amigos José Afonso dos Reis Queirós, José Lopes e António Senra.
Confiamos piamente no brio latente da nossa juventude e na perseverânça dos nossos anciãos. Ficou lembrado a cima algo que respeita aos mais directos responsáveis pelo GFRV, todavia também às entidades administrativas e politicas da freguesia e concelho cabem a sua cota partede trabalho nesta obra que se deseja grandiosa e duradoura em prol do folclore da região do médio-Tâmega. Que para isso não falte o necessário apoio económico nesta 3ª fase das obras do salão de festas e que aquele punhado de entusiastas que no passado dia 5 de Março andaram a tirar medidas e a fazer cálculos estimativos para apresentar a quem tem obrigação de ajudar, não percam a coragem.
Apostar na formação e defesa dos costumes é fazer guerra à corrupção.
Costa Pereira
BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB
Grandrachã
Ocupando uma pequena plenicie erguida ao cimo do Outeiro ou alto do Peixoto, o topónimo Grandachã assenhorou-se da recatada parcela de terreno agrícola que as àguas do Carregal tornam férteil e verdejante.
Para localizar o pintoresco lugar temos duas alternativas à escolha e que vamos mencionar. O caminho da eira dos Leites que passa pelas Casas Novas ou casa do Alfredo "Marinheiro" é o mais fácil e concorrido. Mas quem
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...