Sábado, 31 de Janeiro de 2009

Folha20-c

para encontrar a solução: - sempre incluindo o Monte Farinha ou Monte de Nossa Senhora da Graça em Vilar de Ferreiros.

          Recentemente foi publicado mais um volume do Guia de Portugal por iniciativa da "Fundação Calouste Gulbenkian", sob a muito competente orientação do Dr. Sant'Ana Dionisio. Nele se descreve desenvolvidamente a região de Basto incluida no Minho e muito ligeiramente o concelho de Mondim. No entanto anuncia-se para breve a publicação de um 5º volume que versará Trás-os-Montes.Certamente que aí ficará resolvido o assunto, demais que estou particularmente informado, que pessoa competente está conscientemente investigando o caso e acumulando elementos, seguros, que permitirão desvendar todas as dúvidas que tenham criado de boa ou má-fé à volta do problema.

          A própria sentença de Sua Excia. Revma., o Sr. Bispo de Vila Real , de há pouco mais de um ano , atribuindo novamente a capelania ao pároco de Vilar de Ferreiros - denuncia a segurança em que Ele se encontra sobre a matéria, demais que estou informado confidencialmente, que antes de a proferir, particularmente consultou termos e documentos na Biblioteca Municipal de Braga e outros arquivos. 

          É isto meu bom Amigo, tudo o que tenho a acrescentar, juntamente com um abraço muito afectuoso

          Lisboa, Abril de 1966

          José Augusto da Costa Pereira"

X  X  X 

          Esse ilustre Bispo não estudou Direito, mas honrou a magistratura, além da sua elevada educação o impedir de alguma vez dizer em casos polémicos: " Os juizes não são aqui chamados...." - E esta?

===========================

PARADANÇA

          Situada na margem esquerda do Tâmega e afastada apenas 7km. da sede do concelho, a freguesia de Paradança escolheu para se implantar uma espécie de cauda prolongada do monte Toumilo que aqui, em forma de planalto, vem a descai em direcção a terras de Amarante. 

          Com São Jorge por patrono e a EN304 que de Mondim parte para Vila Real (via Campeã) a rasgar-lhe as portas do isolamento, esta abastada localidade foi abadia da apresentação dos Marqueses de Marialva e do convento de Arnoia, e fruto do seu potencial agricola tem feira de gado a 9 de cada mês cuja dinamização em muito viria beneficiar o nosso concelho, carecido de vitalidade comercial.

         Depois de abadia passou a reitoria e esteve  anexada ao concelho de Celorico de Basto, en quanto durou a supressão do de Mondim , de 26 -VI- 1895 a 1898, acabando mesmo para efeitos civis por ficar  durante alguns anos anexada também a São Cristóvão de Mondim, concelho a que pertence actualmente, mas como freguesia das mais importantes, agora.

         Terra de gente honrada e laboriosa é disso um bom exemplo a boa vizinhaça e relações com as terras à sua volta, bem como as provas de progresso dadas e notórias.

          Composta pelas aldeiias ou lugares de: Cabo de Além, Carqueija, Cima de Vila, Fiães, Fragas, Porqueira, Portela de Ôlo, Ribeiro do Fojo, Fragão de São Paulo e Travessa, a freguesia e paróquia de São Jorge de Paradança prima pelo desenvolvimento económico e cultural  dos seus habitantes que muito apreciamos e em homenagem a um seu ilustre filho , Coronel Teotónio Pereira, aqui registamos hoje.

Costa Pereira

===================================

Para Rir...

          Durante um julgamento num tribunal de provincia, um sapateiro é interrogado pelo advogado de acusação :

- "A que distância estava voce  do reu e do queixoso no acto da agressão?" 

- " Exactamente a 2,15m, , Sr. doutor"

- " Ora , como é possivel ser tão exacto quanto à distância, Sra. testemunha ?"

-  " Para ser franco - respondeu o sapateiro - devo-o apenas ao facto de já estar à espera que algum critino me iria fazer essa pergunta. E vai dai, medi..."

          Que rico par de sapatos para  quem gosta de ironizar.. - digo eu. 

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 18:08
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De mgraça a 18 de Fevereiro de 2009 às 23:58
Esta coisa de a Sra da Graça pertencer a Vilar e eu e a minha avó, é que fomos tantas vezes pôr as toalhas nos altares, muito bem engomadas, e as flores que transportàmos tantas vezes a pé, bem como termos que dormir lá na casa do ermitão, nunca me pareceu justo; vou-me calando porque é preciso resolver primeiro a história da pirataria...
Este cretino deste advogado aqui da anedota, será o que defendeu o Carlos Cruz?


De aquimetem, Falar disto e daquilo a 3 de Março de 2009 às 22:37
Sabe, minha amiga! Nem a Mgraça , nem a sua avó têm culpa, como nem os mondinenses, de modo geral têm. Culpa teve quem à semelhança dos do 25 de Abril, logo após a implantação da República abusivamente se apoderou daquilo que por estar fora dos limites da paróquia de São Cristóvão de Mondim, não lhes pertencia. Quando isso acontece, mais tarde ou mais cedo a justiça pede contas e obriga a repor a legalidade. Foi o que aconteceu e verdade se diga: o santuário ganhou muito, com o regresso da administração a Vilar de Ferreiros. Veja o antes, e o agora! Um abraço muito amigo


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Folha Informativa do GFRV

. Folh-33d

. Folha -33b

. Folha-33c

. Folha-33

. Folha-32b

. Folha-32

. Folha-32c

. Folha-32d

. Folha-31b

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. De visita a Jerusalém

. De Ein Karem ao Menorah

. Do deserto para Jerusalém

. Com especial carinho

. Vila Nova de Cerveira

. Verdadeiro modelo de São ...

. Festa do Folar

. rio Cabril- 8

. paula-travelho

. Boletim ou Folha - 1

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub