< Editorial
Aguardando melhores dias....e oportunidade de apoio local, as obras da nossa sede social ainda que não de todo suspensas cairam em estado letárgico. Obra de poucas, mas boas vontades da freguesia e do concelho, o desejado imóvel para crescer precisa de mais bairrismo e descarga de burocracias. Vilarinho é uma aldeia caracteristicamente rural, onde desde as culturas de regadio ao pastoreio não faltam as condições naturais. Todavia a notória auto-sufeciência da comunidade gera em certos casos uma espécie de individualismonas pessoas que não sendo real, dá aaparencia aos que estão de lado haver uns a trabalhar por devoção e outros por obrigação. Claro que se trata de uma imagem errada e para que seja desfeita, a educação associativa tem um papel predominante.
Um local público onde a experi~encia dos mais velhos e o dinamismo dos jovens se congreguem é o que procura oferecer ao povo desta terra o GFRV e nisso fizeram ponto de honra os seus audazes dirigentes confiantes que estão, embora com sacrifício, a dar cumprimento às metas estatutárias. Recuar hoje, para avançar amanhã.
Manuel Lopes
==================================
Sortelhos (das Ferrarias)
Quem de Vilar, pelo caminho da Cavada, toma o atalho para Fráguas e daqui se dirige em direcção ao conhecido "Moinho do Benardo", vai encontrar nas imediações deste e do "Rego de Mondim" uma área inculta e com alguns cancxhotes povoada de velhas oliveiras, como que a desafiar o pinheiro esponntâneo.Trata-se do lugar de Sortelhos. É deste topónmo que vamos falar hoje dado se nos afigurar ser mais uma das palavras do vocabolário local em risco de desaparecer, até proprios dicionários modernos caso o povo lhe não dê importância. O conceituado Dicionário Prático Ilustrado da Lello, já não refere este antigo e hitórico termo, quer na forma de sortelha, quer de sortilha.
E porque nos havemos de admirar no meio disto tudo, se ainda recentemente o "douto" tribunal de Mondim de Basto se revelou um autentico leigo em toponimia local ao considerar o Espaio de Vilarinho toda a zona que enmvolve o Alto das Lombas, Rebordelos, Carvalha da Escusa, Torrão da Cabrita, Coriscada e Penedo do Gato, quando o mais humilde pastor e desletrado conterrâneo sabe por cecular tradição que o Espaio é apenas a denominação dada à área de terreno delimitada pelo caminho de Vilarinho à Cucaça e o Ribeiro da Carvalheira! Claro que a ignorancia da verdade histórica interessa a muito boa gente e dela se procura retirar proveitos que num caso destes...só a dignidade juridica de um Tribunal da Relecção ou o Supremo consegue salvar a Lei e a Justiça. Mas vamos ao nosso topónimo cuja raiz mais segura e remota esta patente em terras da Beira Alta, naquele famoso castelo de Sortelha "cujo nome significa anel de pedrarias ou velho jogo de cavaleiros que pretendiam, galopando, enfiar uma lança em argola suspensa". O nosso Sortelhos é o plural na forma do masculina de uma dessas antigs sortelhas ou sortilhas, que nós por localizada aqui nas próximidades
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...