Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009

Folha 19-c

Bandeira Municipal, Abelhas e Mel....

          Uma bandeira é um símbolo que no caso da camarária todos os munícipes do seu concelho devem conhecer e respeitar. A nossa tem a seguinte constituição heráldica: "Armas e Selo: Bandeira,  esquartelada  de amarelo e de vermelho. Cordões e borlas de ouro vermelho.  Haste e lanças douradas. Armas : de prata com um cacho de uvas de vermelho realçado de prata, folhado e troncado de negro. Bordadura de negro carregada de oito abelhas de ouro realçadas de negro. Coroa mural de prata de quatro torres "Listel branco com os dizeres: VILA de MONDIM de BASTO".

          Sublinhei as "oito abelhas" porque não vá alguém confundi-las com o  gado do vento que aparece referido no Foral de Mondim,  pois nesse caso em vez de abelhas seriam antes cabras ou carneiros...De qualquer maneira se essa foi a convicção do historiador das armas de Mondim o erro já está detectado e excluído pela Zona Agrária do Vale do Ave, como se vai ver:

          "Exmo. Senhor

          Director do "Povo de Basto"

          Rua 5 de Outubro

          4890 Celorico de Basto

          Tivemos  a oportunidade de ler no vosso número de 16/10/85 a noticia inserta na coluna " Noticias de Vilar de Ferreiros" assinada pelo Sr. Costa Pereira e a propósito do Mondimel-Projecto de Agricultura de Mondim de Basto, e que desde já agradecemos pela divulgação do Projecto.

          Quanto à chamada de atenção a propósito do "Gado do vento" agradecemos o esclarecimento mas recordamos que precisamente por em tempo oportuno termos descoberto essa incorrecção, tivemos o cuidado de evitar que em qualquer documento escrito relativo ao Projecto se fizesse referência a tal erro.

          Finalmente vimos por este meio convidar V.Exª e o Sr. Costa Pereira para um encontro-entrevista onde seja feita a apresentação pormenorizada do Projecto e onde com certeza V.Exª terá a oportunidade de se aperceber do interesse deste Projecto para a região de Basto dando-lhe, caso se justifique, o tratamento jornalístico que merece e que nós agradecemos antecipadamente".

          Mas realçada a Bandeira,  e as abelhas que nada têm a ver com o gado do vento que consta no Foral de Mondim ou sejam as reses de gado perdidas nos montes, vamos falar de mel. E para isso servimo-nos do Boletim da Solidariedade Rural, de Fev/Março 86 por aludir ao nosso Vilarinho:

          "À imagem do que tem acontecido com outras associações, também a associação do Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho-Vilar de Ferreiros (Mondim de Basto), nos manda o seu testemunho, o que passamos a transcrever:

          "Foi com muito agrado que apreciamos o boletim onde vinha publicado o artigo referente ao curso de Apicultura que está a decorrer em Lamego.

          Temos a honra de informar essa Redacção, para noticia a publicar no "Solidariedade Rural", que o concelho de Mondim de Basto, composto por 8 freguesias rurais, também está a enfrentar os desafios da CEE, estando a decorrer um curso de Apicultura, com frequência de cerca de 100 elementos de ambos os sexos, com uma equipa de cada freguesia, dirigido por um Sr. Engenheiro de Fafe e por um Técnico Agrícola de Celorico de Basto, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Mondim de Basto e Juntas de Freguesia do concelho.

          Pensamos formar uma Cooperativa, pois o mel desta zona é de primeira qualidade"

----- "Esta é uma experiência, no seguimento de tantas outras, que podem incentivar e promover o interesse por outros projectos, no sentido de desenvolver as potencialidades existentes.

continua.

publicado por aquimetem, Falar disto e daquilo às 22:43
link do post | favorito
De mgraça a 17 de Janeiro de 2009 às 00:47
Engraçado, nunca tinha reparado que aqueles arabescos na bandeira eram abelhas.
Mas encontro sentido em chamar-lhes "Gado do Vento".Elas realmente não pertencem a lado certo, andam ao vento.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Folha Informativa do GFRV

. Folh-33d

. Folha -33b

. Folha-33c

. Folha-33

. Folha-32b

. Folha-32

. Folha-32c

. Folha-32d

. Folha-31b

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. De visita a Jerusalém

. De Ein Karem ao Menorah

. Do deserto para Jerusalém

. Com especial carinho

. Vila Nova de Cerveira

. Verdadeiro modelo de São ...

. Festa do Folar

. rio Cabril- 8

. paula-travelho

. Boletim ou Folha - 1

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub