----------------------------------------------------
O Nosso Folclore, em noticia....
Com agrado geral actuaram na cidade de Famalicão, nos passados dias 14 e 15 de Junho, o nosso Rancho Folclórico e a nossa Banda de Zés P'reiras.
Também em Vilar, na festa do Padroeiro, São Pedro, actuaram os nossos agrupamentos folclóricos e etnográficos, no dia 29 de Junho. Nas festividades em causa é de salientar a presença de sua Excia. Revma., o Senhor Bispo de Vila Real que nesse dia veio administrar o sacramento do Crisma a 60 jovens da nossa freguesia.
- Da mesma forma, durante o mês de Julho, para além das Festas do Concelho, os nossos agrupamentos actuaram pelo São Tiago, no Monte Farinha, nos dias 24 e 25.
- Neste mês de Agosto, temos já nos próximos dias 9 e 10 uma deslocação a terras de Amarante, onde no dia 9 vai ser logo manhã cedo a nossa banda de zés P'reiras a ter a honra de anunciar às gentes de Rebordelo as suas festas de Nossa Senhora das Mercês. Para no dia 10 ser a Santa Missa abrilhantada pelo nosso Coro Coral de Nossa Senhora da Graça e a tarde recreativa animada pelos nossos ranchos sénior e infantil . Neste momento são já garantidas 75 figuras da nossa freguesia a deslocarem-se a terras de São Gonçalo, o melhor dizendo, a Rebordelo-Amarante.
- Para Setembro está assegurada a participação dos nossos agrupamentos corais na grande Peregrinação do Monte Farinha, no 1º domingo de Setembro, e toda a nossa máquina folclórica e etnográfica a funcionar de novo nas festas de Nossa Senhora de Fátima, em Vilarinho, no 2º domingo desse mesmo mês.
Temos ainda para esta quadra alta de festividades vários convites que por não estarem confirmados ficam por mencionar.
=====================================
Outras Noticiias
O Grupo do Centro Cultural de Vilar de Perdizes/Montalegre, deslocou-se a Lisboa, no dia 24 de Maio, onde actuou na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Integrado nele vinha o revdo. Padre Lourenço Fontes, pároco daquela freguesia de terras barrosãs.
- Uma vez que já todos cheggaram à conclusão que a nível de paróquia existe muita coisa para fazer, aqui dexamos o nosso conselho: comecem por uma ponta....
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Pardelhas
Nas rifas do Vilão e margem esquuerda do rio Ôlo, fica situada a freguesia de Pardelhas cujo Orago é são João Baptista. Diista 20 kms.da sede do concelho e uns 30 de Vila Real. Por ali passei numa das minhas peregrinações de jovem caminheiro..., em Agoosto de 1953. Notei então a hospitalidade daquela gente sã como os ares do seu soporte Marão. Recordações!
Hoje, e pelo facto de sua população criistã estar confiada também ao pároco de São Pedro de Vilar de Ferreiros, lembrei-me trazer a esta Folha um pouco de história da maronesa terra de que em criança ouvi os seguintes versos:
" Ai se Pardelhas fosse uma vila
e se Mondim fosse uma cidade,
nós cá stariamos de novo
a dar a smola ó hospital"
Eram mais ou menos assim os versos que por ocasião de um corjo de oferendas a favor do hospital de Mondim de Basto muita gente do concelho fixou na década de 40.
Do mais, sei que foi uma vigairaria de apresentação ad nutum do abade de Ermelo, e pertenceu a este concelho ate à sua extinção em 31 de Dezembro de 1853.
Passando a pertencer ao concelho de Mondim até à extnção deste, em 26 -12 - 1895, para com ele ser anexada ao de Celorico de Basto.
Com a restauração do concelho de Mondim, em 13-1- 1898, voltou a fazer parte dele e nele se mmantem integrada como freguesia rural.
Com todas estas mudanças ganhou independência paroquial em relação a Ermelo, que neste momento nem abade residente tem, mas melhor seria ter conservado o tradicional ad nutum em benefício de São Pedro....Isto porque a igreja de Villar de Ferreiros precisa de padre a tempo inteiro.
Costa Pereira. >
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...