< EDITORIAL
Aproxima-se mais uma época alta de festividades por todo o Norte de Portugal. O folclore e a etnografia são elementos fortes dessas manifestações populares que vão decorrer nas mais diversas localidades portuguesas espalhadas desde o Minho aos açores, quando não até Macau e Timor...
Cada terra ou região tem as suas tradições próprias que exibem e cultivam a seu gosto. Dai o interesse das deslocações e permuta dos grupos de cultura e recreio por esse País fora, mostrando a alegria de ser Português .
Rondando os 25 anos de formação e quase 7 de oficialização, o Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho, representante de uma terra com velhas tradições culturais na região de Basto, pode e deve orgulhar-se de, até ao momento, ser dos elos mais importantes do folclore das antigas Ferrarias com o exterior . P´rá frente...é o caminho.
M.M.Borges Lopes
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
As MESTAS (das FERRARIAS)
Fica este lugar situado num vale de terra chã, bem modelado pelas bases dos florestados montes vizinhos da Nabiça, Pedreira e Toumilo, onde se dá a confluência do rio Cabrão com o Cabril, afluente do Tâmega. Durante séculos foi o lugar passagem quase obrigatória de todo aquele caminheiro que de terras de Basto seguisse para terras de Panóias ou das bandas de Lamas de Ôlo viesse para os lados das terras de Santa Senhorinha. Era por ali o melhor caminho e atalho para a montanha, salvo em alturas de fortes aluviões que impedissem a travessia das "pondras das Mestas". Neste caso, como ainda hoje acontece por falta duma ponte no lugar, até os moradores de Covas e Vila Chã ficavam isolados do resto da freguesia de São Pedro de Vilar de Ferreiros.
Das origens do povoamento e designação do lugar é o próprio topónimo que dá as respostas, fazendo remontar ambos os eventos ao tempo em que o comunitarismo Agro-Pastoril era corrente em toda a área das Ferrarias e as corporações de pastores de gado
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...