< EDITORIAL
Em Junho de 1980, aparece inesperadamente ao alcance dos associados e amigos do GFRV, o nº 1 desta modesta FOLHA INFORMATIVA.. Nas origens do acontecimento: a "carolice" de dois sócios fundadores da Colectividade; que não temendo trabalhos nem despesas arrancam com a sua iniciativa editorial...
Sabido que nestas coisas o nosso "Eu" tem sempre a sua influência...a folhazinha "pegou" no terreno e o seu troncozito lá vai produzindo alguns dos frutos inicialmente prometidos.
Abricar, abrincar, 5 anos se passaram já! E pena é que o aspecto grafico se mantenha e o corpo redactorial seja o mesmo. De qualquer forma a nossa folha existe e oxalá não perca energias, porque de vagar se vai ao longe...
Costa Pereira
---------------------------------------------------------------------
Os Pisões (das FERRARIAS)
De facto eu próprio andava preocupado por na toponimia local não ter sergido à mais tempo o termo Pisão ou Pisões que numa terra antiga como Vilar de Ferreiros forçosamenmte tinha que existir.
Foi agora, em conversa casual com um nosso conterrâneo que veio à baila o referido topónimo e o local onde o mesmo fica situado. É precisamente entre a Cachada e a Regenga ou Cruz de Rila, junto da Ribeira Velha e do antigo caminho de Vilar/Vilarinho.
- Mas, o que era o pisão?
- O pisão era um engenho exclusivamente destinado a preparar o pano grosseiro de lã, que durante séculos foi a vestimenta da povo das nossas aldeias, vilas e cidades.
Ainda hoje é fácil encontrar essas máquinas medievais no fundo de qualquer vale, entre enormes penedos, nas vizinhanças de algunns ribeiros de Montalegre, com as suas rodas, semelhantes às das nossas antigas azenhas, apoiadas em aguilhões de salgueiro, fazendo movimentar os "malhos" dentro do masseirão, onde o burel, pano de lã, é pisoado.
Terra antiga e região agro-pastoril, as FERRARIAS tinham forçosamente que outrora ter o seu pisão ou pisões.
Costa Pereira.
------------------------------------------------------------------
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...