No palco o interessante monólogo "Guerra-1908", autor: Joaquim Manuel da Silva Oliveira. E em quatro actos a hilariante comédia de autêntica gargalhada " Os Dois Corcundas". Contradança (acordeonista Luís António Morais Ferreira).
Ponto e ensaio a cargo do Sr. Fernando Martins Ferreira.
Não deixe de assistir para rir e distrair!
Apresentamos os nossos parabéns aos organizadores de tão agradáveis passatempos e dos quais tanto necessitamos para distracção do espírito, tão saturado pelas quotidianas lides para angariar o pão de cada dia, e pela hora conturbada que o mundo atravessa, e desde já os incitamos a prosseguir com distracções do mesmo género.
Parabéns, pois."
In Noticias de Basto, de 16 de Fevereiro de 1963.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
AFONSO COSTA
A simplicidade do Homem e do Democrata que é Afonso Costa, dispensavam-me de fazer a divulgação dos versos que se seguem e que me enviou por ocasião do aparecimento do meu opúsculo "A Região de Basto e as Ferrarias entre Tâmega e Douro". Só que a minha consciência não ficava tranquila se os não divulgasse como homenagem ao meu inesquecível Amigo e à terra onde nasci, depois de recusar os imerecidos elogios que me tocam.
Por isso aqui os deixo a perpetuar a memória de um amigo nascido em Freixieiro (Celorico de Basto) há uns dois carros de anos e radicado há dezenas na cidade de Braga, na situação de reformado do Exército. Que Deus lhe pague!. Ei-los:
" Na alma e no coração
De José A. Costa Pereira
Está a Região de Basto
Muito qu'rida e altaneira!
Mas é Vilar de Ferreiros
(Na região enquadrada)
A terrinha onde nasceu
E por ele mais amada.
Dos dias de sua infância ,
Da mãe extremosa, tão querida!...
Ficou-lhe no peito a saudade,
SAUDADE por toda a vida.
Este sentimento nobre
Engrandece quem o sente:
Diz-nos que também há nobres
Entre a humilde e boa gente.
A ti Vilar de Ferreiros,
E aos bons filhos que tens,
Vos dou, com muito prazer,
Meus sinceros parabéns!
A. Costa "
=========================================
NOTICIÁRIO
No passado dia 17 de Junho estreou-se na Escola Agricola de Molares o nosso rancho infantil, que foi muito aplaudido e segundo os entendidos tem futuro.
xx
Também o rancho adulto actuou com a banda de Zés P'reiras na festa de confraternização dos professores e alunos do concelho.
xx
Para além das festas em que já participamos no ano corrente, temos ainda vários convites a satisfazer quer na região quer noutros pontos do País.
xx
O Povo de Basto, de 1 de Junho do ano corrente dignou-se referenciar o trabalho que sobre Campos foi publicado no Nº 11 desta Folha Informativa do GFRV. Berm haja. >
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...