Até aqui a folha não passou além de um A4, e mesmo assim nem sempre preenchida totalmente, quer no 1º, quer no 2º número. Graças a mais uma prova de generosidade acrescida, por parte de quem nos fotocopiava o trabalho, o nº 3 do boletim, correspondente a Dezembro/980, é o primeiro a sair em A3. Do seu conteúdo vamos fazer a transcrição que vale a pena ler na íntegra:
<Editorial
Dado a exiguidade das instalações escolares de Vilarinho, foi-nos solicitado pelas entidades Camarárias do concelho, através do pelouro da Educação, facilidades para funcionar na nossa sede durante o ano lectivo de 1980/81, o ensino das classicas 1ª e 2ª classe do Ensino Primário; o que nós, depois de ponderar devidamente sobre tão delicado problema, resolvemos dar o nosso inteiro acordo, pensando com a nossa atitude beneficiiar as famílias e as crianças em idade escolar dos lugares de Bezerral, Fundo de Vila e Bairro de Baixo.
Sem prejuizo das normais actividadesdo GFRV, as instalações provisórias da sede da nossa Associação estão a prestar, desde Outubro pp, para além dos fins a que se destinam inicialmente, um valioso serviço público e nacional à freguesia de São Pedro de Vilar de Ferreiros: funcionando como templo cultural e formativo dos homens de amanhã!
" A choupana onde se ri vale mais do que o palácio onde se chora"
M.M.Borges Lopes
*******************************
O NOSSO ANIVERSÁRIO
No passado dia 31 de Outubro a nossa Colectividade completou um ano de vida, tendo por isso recebido inumeras felicitações pelo acontecimento, que lhe foram dirigiddas dos mais diversos pontos do País pelas também mais variadas personalidades.
A seu tempo procedeu-se ao envio dos respectivos agradecimentos a todos quantos se associaram a tão festiva efeméride, reforçando aqui o nosso bem haja a esses dilectos Amigos.
*************
A titulo informativo e documental vamos transcrever na integra o que acerca do aparecimento do GFRV, publicoou a III Série do Diário da República, de 22 de Dezembro de 1979: " Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho: Certifico que, por escritura de 31 de Outubro de 1979, exarada na fl 19 vº a fl 23 vº, do respectivo livro de notas nº 66-D do 7º Cartório Notarial de Lisboa, a cargo da notária licenciada Olinda Pinto Capelo Ramos, foi constituida uma associação com a denominação de Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho, com sede provisória no lugar de Vilarinho, freguesia de São Pedro de Vilar de Ferreiros, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), sem fins lucrativois.
continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Bodas de Prata duma Prela...
. Os manos
. BTT- Fisgas de Ermelo - S...