<EDITORIAL
São decorridos quatro anos sobre o aparecimento desta modesta Folha Informativa, nascida em Junho de 1980.
Até ao momento estão publicados doze números o que em termos de exemplares pblicados e distribuídos ronda os mil e quinhentos.
O seu reduzido número pode no entanto iludir aqueles que se habituaram a ver somente valor nos grandes matutinos onde as tiragens correspondem à grandeza nem sempre exacta desses jornais e revistas.
Pequenina como é esta folhazinhha procura e tem conseguido chegar com a sua humildade aonde chegam as suas ilustradas congéneres. Tem entrada na Biblioteca Pública de Braga, nos centros culturais da sua área, nas Redacções dos jornnais da região, nos Orgãos Autarquicos concelhios e como se compreende é recebidda pelos associados e amigos do Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho de quem é mensageira.
Com muitas lacunas, muito trabalho e verdadeira carolice, a nossa Folha vai continuar com a ajude de Deus a servir o folclore regional e quanto possível a história das antigas FERRARIAS. Porque tudo vale a pena quando a alma não é pequena, diz o poeta.
Borges
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
REFLEXÃO
O homem distingue-se dos outros seres porque pensa antes de agir...Aquele que age antes de´pensar dificilmente age bem.
Há portanto que pensar com a cabeça porque o coração tem diversas estradas e nem todas vão dar a Roma....
Costa Pereira
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
CAINHA
Localizada nas proximidades da sede de freguesia, a uns 4kms. distante da vila de Mondim, e atravessada pelo antigo caminho que de Basto seguia por Vilar de Ferreiros para Panóias, a aldeia da Cainha oferece ao apreciadoor das belezas rústicas um curioso quadro de vivência campestre com um fundo de misticidade representado no altivo Monte Farinha e nas piedosas e seculares alminhas da Cuscada , seu mais evidente testemunho de fé no coração dos seus habitantes.
Como acontedeu com todas as terras de caracteristicas acidentadas também a povoação da Cainha experimentou as mesmas dificuldades na implantação do seu agregado habitacional, dado que foi
Continua
. Folh-33d
. Folha-33
. Folha-32
. Verdadeiro modelo de São ...