Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

Folha 20

< Editorial

          Aguardando melhores dias....e oportunidade de apoio local, as obras da nossa sede social ainda que não de todo suspensas cairam em estado letárgico. Obra de poucas, mas boas vontades da freguesia e do concelho, o desejado imóvel para crescer precisa de mais bairrismo e descarga de burocracias. Vilarinho é uma aldeia caracteristicamente rural, onde desde as culturas de regadio ao pastoreio não faltam as condições naturais. Todavia a notória auto-sufeciência da comunidade gera em certos casos uma espécie de individualismonas pessoas que não sendo real, dá aaparencia aos que estão de lado haver uns a trabalhar por devoção e outros por obrigação. Claro que se trata de uma imagem errada e para que seja desfeita, a educação associativa tem um papel predominante.

Um local público onde a experi~encia dos mais velhos e o dinamismo dos jovens se congreguem é o que procura oferecer ao povo desta terra o GFRV e nisso fizeram ponto de honra os seus audazes dirigentes confiantes que estão, embora com sacrifício, a dar cumprimento às metas estatutárias. Recuar hoje, para avançar amanhã.

Manuel Lopes

==================================

Sortelhos (das Ferrarias)

          Quem de Vilar, pelo caminho da Cavada, toma o atalho para Fráguas e daqui se dirige em direcção ao conhecido "Moinho do Benardo", vai encontrar nas imediações deste e do "Rego de Mondim" uma área inculta e com alguns cancxhotes povoada  de velhas oliveiras, como que a desafiar o pinheiro esponntâneo.Trata-se do lugar de Sortelhos. É deste topónmo que vamos falar hoje dado se nos afigurar  ser mais uma das palavras  do vocabolário local em risco de desaparecer, até proprios dicionários modernos caso o povo  lhe não dê  importância. O conceituado Dicionário Prático Ilustrado da Lello, já não refere este antigo e hitórico termo, quer na forma de sortelha, quer de sortilha. 

          E porque nos havemos de admirar no meio disto tudo, se ainda recentemente o "douto" tribunal de Mondim  de Basto se revelou um autentico leigo em toponimia local ao considerar o Espaio de Vilarinho  toda a zona que enmvolve o Alto das Lombas, Rebordelos, Carvalha da Escusa, Torrão da Cabrita, Coriscada e Penedo do Gato, quando o mais humilde pastor e desletrado conterrâneo sabe por cecular tradição que o Espaio é apenas a denominação dada à área de terreno delimitada pelo caminho de Vilarinho à Cucaça e o Ribeiro da Carvalheira! Claro que a ignorancia da verdade histórica interessa a muito boa gente e dela se procura retirar proveitos que num caso destes...só a dignidade juridica de um Tribunal da Relecção ou o Supremo consegue salvar a Lei e a Justiça. Mas vamos ao nosso topónimo cuja raiz mais segura e remota esta patente em terras da Beira Alta, naquele famoso castelo de Sortelha "cujo nome significa anel de pedrarias ou velho jogo de cavaleiros que pretendiam, galopando, enfiar uma lança em argola suspensa". O nosso Sortelhos é o plural na forma do masculina de uma dessas  antigs sortelhas ou sortilhas, que nós por localizada aqui nas próximidades  

continua 

publicado por aquimetem às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De mgraça a 23 de Janeiro de 2009 às 15:36
Aprende-se sempre neste célebre blog.
Sortelha deve ser de origem da palavra espanhola, sortija, que também é anel de usar no dedo ou também se pode dar esse nome aos caracóis do cabelo, engraçado isso das" Sortelhas".
Muito é de admirar o que o Conterrâneo sabe também de toponimica.Parabéns.


De aquimetem a 29 de Janeiro de 2009 às 16:52
Ainda bem que na nossa terra há quem aprecie o labor daqueles que se preocupam com o arrolar pedaços do património colectivo em vias de extinção , parabéns mgraça , não pelo que a mim diz respeito, mas pelo que à nossa região aproveita. Bem haja.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Folha Informativa do GFRV

. Folh-33d

. Folha -33b

. Folha-33c

. Folha-33

. Folha-32b

. Folha-32

. Folha-32c

. Folha-32d

. Folha-31b

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. paula-travelho

. Boletim ou Folha - 1

. Bodas de Prata duma Prela...

. O valor a quem o tem !

. Razões para uma escolha

. Os manos

. BTT- Fisgas de Ermelo - S...

. Coisas que não esquecem

. Errar é próprio do homem

. Laranjeiras

blogs SAPO

.subscrever feeds